..Well, PREST"ENÇÃO!...
ah, primeiro, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, Ladys,
êste planador HISTÓRICO (nãohistérico, não..) pode ter sido testado
ou desenvolvido com ajuda da nossa ídala, HANNA REITCH, a pilota de planadores
alemã
que esteve no Brrézill em 1934 fazendo acrobacias no seu Grunaubaby, ela era uma gracinha de alemoa, gordinha, sorridente, zoinhos azuis, mas isto é outra História..
Sempre gosto de informar que em Tatuí voamos planadores "antigos" ou "clássicos" como o Olympia-Meise, mas êste e os Grunau que temos foram construídos em 1951 com madeiras brasileiras pelo lendário Ary Schneidel, e o Neivão, o primeiro planador construído em série no Brasil, são apenas parentes distantes da verdadeira Historia..
História que é mais ou menos a seguinte:
Êste LEISTER-KAUFMANN que tive o privilégio de voar no Sábado, em Baurú,
é um autêntico BUTIM DE GUERRA!
yes,Sir, lá dentro tem uma plaquinha soldada na estrutura, com o nome de uma obscura fábrica norte-americana e a data de 1945 BUT foi construído muuito antes, foi capturado no fim da guerra, dos alemons, e levado para um depósito no States onde retiraram os instrumentos de vôo alemães (sistema métrico decimal) e instalados os odiosos velocímetros em statute miles e feet per minute, só os yankees usam isso, no resto do mundo usamos métrico, pelo menos em homenagem aos engenheiros tedescos que desenvolveram nossa elevadíssima arte-técnica do vôo a vela..
péra aí, deixa eu´postar, depois completo, senão o servidor não aceita, tá demorando muito
kk
Well, é issaí, os vitoriosos levavam pra casa as preciosidades técnicas dos vencidos pra testar, não encontraram muita utilidade
para êste, possivelmente, PLANADOR DE TREINAMENTO AVANÇADO para os pilotos da Luftwaffe, um aparelho velocíssimo para um planador e para a época, muuuito resistente, acrobático, e, que mais?
bem, quando chegou dos States (doado, êles não tinham o que fazer com isso..) tinha ainda as
LUZES DE NAVEGAÇÃO, Êi, péra aí, planadores não voam de noite...
well, êste voava..
deve ter executado alguma missão militar inconfessável ou incompreensível, um planador veloz, enorme, monoplace, voando à noite, às escondidas, e para quê?
chegado ao Brrrrézill foi modificado para levar dois pilotos, até hoje fazem vôos de passageiros com êle..
é difícil de voar, estranho, pesadão, militar, só voa com muita velocidade, comandos desarmônicos, o pessoal em Baurú põe os alunos pra voar êle em uma certa fase do aprendizado, para separar os MENINOS (antes de voar o Leister) dos HOMENS (depois..),
e realmente no Sábado, com um ventão chato de través com rajadas, eu tomei um verdadeiro BANHO do Leister-Kaufmann, foi um teste de hombridade, com direito a adrenalina, mêdo (pavor, receio..rs) de fazer as curvas e não ser obedecido, e satisfação, orgulho até..acho que já sou um homenzinho..
HAUHAUAHAPOKSPAOKSPOAKSPOKA..
Quando voltar pra sampa vou entrar num site de documentos da Luftwaffe procurar a verdadeira origem ou intenção do projeto do Sr. Leister und der Herr Kaufmann, enquanto isso fico admirando aqui a foto do SPÄLINGER, um outro planador histórico com lindíssima asa-de-gaivota, cujo ÚNICO EXEMPLAR existente no mundo está voando em Baurú tambem..ah, existe um outro Spälinger no mundo, apenas outro (só foram feitos dois..) e está em algum museu por aí..
Baurú, SP, é a capital brasileira do Vôo a vela,,
vôo a vela, é fácil, acende uma vela e reza PAOKSPAOKSPOAKSPOKASPOTKAS..