ok, posto aqui mais uma foto do incrivel EFEITO DE HALO, igual o q tem no título..
prestenção: a nuvem tipo CIRROSTRATO é especialista em fazer efeito de halo em volta do sol..existem 24 efeitos de halo diferentes, alguns nunca foram fotografados hihi..no título e na foto do dia vc vê três tipos,
o PARÉLIO, dois sóis em volta do sol verdadeiro, (*) o halo de 22 graus (um círculo q parece uma lente), e no título o raro halo de 46 graus, mais fraquinho, em volta..
*) e foi isso q o Constantino, ainda não imperador, viu em 312 (ou 314?) D.C., uma cruz no céu com três sóis, ah, e a inscrição "sob êste signo vencerás"..tá..
foto do título em Estocolmo, Suécia, não tão ao Norte como a foto dodia, Noruega bem lá em cima..
Constantino viu o halo bem alto no céu, como vemos alguns dias por ano aqui nos trópicos..
será q a inscrição tinha aspas? ou hífen? maiúsculas? CAIXA ALTA, aposto.. um interessantíssimo fenômeno meteorológico, nunca despoi observado em tempo algum..
é feito pelos minúsculos cristais de gêlo puríssimo que formam o cirrostratus, todos prismas hexagonais e iguaizinhos e ainda orientados no mesmo ângulo, no caso paralelos ao horizonte..
nos 5 posts anteriores tem mais explicação..tem?
bom dia a todos..