hái colegas.. no começo do sec. XX os franceses estavam na vanguarda da construção de motores de expansão interna..(naquela época, quando Santôs Du-Mont envenenou um pequeno V-8 e conseguiu tirar o 14bis do chão, naquela época os americanos, reis da industria automobilística, ainda não faziam sequer motores...)
...e a firma GNOME-RHONE ´praticamente inventou essa configuração aí: o motor "radial".. conceito genial que permitia todos os cilindros serem refigerados a ar, na mesma proporção..well, em cem anos a metalurgia evoluiu outro tanto, e hoje até os construtores de AEROMODELOS usam motrores radiais liiindos está aí um que é uma obra de arte..tem tudo q um motor aeronautico tem, comando de válvulas, válvulas e balancins, ignição por bobina e sparkplugs..uma beleza, êsse aí tem 250cc e chega a 15hp, enough para voar até um planador pequeno ou algum ultraleve minúsculo.. bolaram êsse motor aí para construir réplicas em escala, por exemplo, do famoouso CORSAIR F4U e do mastodôntiko Thunderbolt P47.. êsse aí vai em uma replica do Yak3, avião militar russo, década de 40...lindo, q jóia!..
"valsa do Adeus", na verdade é um tema escocês tradicional, nem é uma valsa e nada a ver com adeus hihi.. assista os slides e o peixinho artista lá no fim..