...
no post anterior tem um texto sobre o avião Piper PA-18..
..continuo aqui: já em 1935 oas americanos estavam projetando e construindo aviões totalmente metálicos com motores enormes e muito consumidores de petroleo.. excesso de gasolina..
..quando os militares precisaram de aeronaves auxiliares para fazer observação, ligação fotografia ou ajuste da artilharia, perceberam qua os aviões grandes não seviam.. eram lentos e seriam alvo fácil para os aviões de combate inimigos..
os primeiros q pensaram em usar aviões leves foram os estrategistas da marinha, e criaram uma catapulta e um sistema de "pesca"., com um gancho que PESCAVA NO AR os pequenos J-3, o Piper Cub (o melhor avião do mundo, segundo 70% de todos os pilotos...proeto de um francês para a Piper, que se chamava Taylorcraft na época..tinha um motorzico de apenas 65hp..) e recolhia os bichinhos para dentro dos navios, depois de realizar sua missão de observação..
os militares se convenceram da lógica em usar aviões pequenos e muito mais lentos que os de combate, e os usaram já depois da invasão da Europa para isso mesmo: observação e calibração da artilharia.. coisas da guerra,m q horror..
lá pelas tantas, avançando pela Europa dominada, precisaram de outra performance, que proporcionasse decolar de qualquer trecho plano para acompanhar sempre de perto os tanques e a infantaria, e criaram então o PA18 com flaps, para pousar ainda mais lento (um pouco)e um motor de 150hp para uma corrida de decolagem curta, e surgiu êsse avião tão perfeito quanto genial..
issaí, o nosso não está voando mais por enquanto.. eu queria ter um.. :( .. em Sorocaba tem um original á venda, na versão de 125hp, mais q suficiente ..
bom dia a todos, grato por visitas.. visita a foto do PA18 no post anterior..