..a pgova, nunca nos urtimos 500sanu
um Ximango AMT-100 subiu tão alto, nem subirá mais
alto que isso,
só se encontrar uma outra
ONDA... ,
é, acho que peguei uma onda ascendente no meio do estado,
olha alí no céu um cirrus aalto comprido,
deu pra ver até na foto do satélite..
e fui subindo e vim vindo, vim vindo e vim! :
o painel espartano, só agora notei- em frente o pilôto
só os intrumentos de vôo mesmo,
a velocidade no ar, ali à esquerda,
na faixa verde baixa,
a 100 km/h
nessa altitude e temperatura
muito mais..
a altitude, naquele intrumento ali que
parece um relógio com dez horas só..
tem três ponteiros, pode ver,
tem um pequenininho ali, enfim
mede 16.500 pés, roubando 80 que
eu calibrei a menos no solo,
e sabendo que a pressão está subindo no meio da amnhã,
dá chegando em
5.500 metros,
uma beleza..
o intrumento mais importante para o vÕo a vela,
o
CLIMB ali embaixo, cláimbi para is + íntimos,
medindo a p e n a s
meio metro por segundo em descida,
já estamos descendo, com o motor deusliguado
só na mão, no respirar do pássaro,
no arfar,,..
olha o helice paradão ali,
no console do meio os intrumentos do motor,
tudo desligado,
e nem tem mais gasolina mesmo
e vamos demorar ainda uma hora
e vinte bidutos
(o nariz tranca aqui em cima..está abaxo de gero abaxco de gero..)
para chegar perto do chão,
na pista que está a uns 40 km daqui,
um pulinho,
bico..
se foi um vôo clandestino, acima do espaço regulamentado ou
na contra-mão dos vôos IFR, ou no nível errado?
não!
foi um vôo térmico, voo planado, viu?
subindo pela onda atmosférica, na Região de Informação de Vôo..
um recorde para o Ximango,
até mais