amanhã VAI FAZER SOOL, genti...
e logo cedo, já ví na previsão por modelo de computador,
nas fotos de satélite, no mapa SIGWPROGX da redemet e
nos radares meteorologicos da usp..
essa corujinha, encontro ela todas as manhãs no caminho de volta, quando volto da padaria..
hoje ela estava de mau-humor rsrs, tá vendo a cara dela...molhada. coitadinha..
GENTE, fico pensando como é que os pilotos faziam até pouco tempo atrás..
a uns 15 anos nem se usava GPS para navegaçoes e
a previsão do tempo não tinha quasenada do que tem hoje: modelos por computador,
fotos,radares..
e fico imaginando como é que os comandantes tinham que tomar as decisões, vou-não vou..
uma das decisóes de comando mais importantes que tem...
tinham que decolar mais tarde da manhã, para evitar os nevoeiros,
tinha que esperar a chuva pasar,
voar por cima de nuvens até o destino e então encontrar um buraco para descer...sem nem saber se estava pelo menos no lugar certo..
ou tinha que ir voando baixinho por baixo das nuvens, perto do chão dos morros e das árvores..
mudou muito hoje, a gente decide as coisas no dia anterior, de manhãzinha lê os radares e as fotos, e o GPS leva a gente direto até o destino, sem ter nem que fazer contas de correção do vento..
ficou moleza, eu sempre converso com comandantes mais "antigos" pra saber como é que era...
e como pode voltar a ser, se toda essa eletrônica falhar..
outro dia fizemos uma navegação de 3 horas, rebocando um planador, saímos ao nascer do sol e
na direção mesma de uma chuva horroroza, e no caminho, conforme previsto, a chuva foi saindo para a direita e o tempo abrindo...
para tudo, principalmente para voar, vc tem que ter ALTERNATIVAS e mudar suas decisões a tempo..
amanhã, Sol, vento alinhadinho com a pista, ALLLOW CURITIBA, já tem sol aí...
já até inspecionei pré-vôo o Ximango, mañana volaremos e saudaremos o Sol de pertinho ..
talvez rs..
b"a noite entonces, drumam bem;;;