« Anterior Próxima »
09 de Junho - Foral de Montalegre- Concelho de Portugal - Feriado local - Dia da cidade.




MEUS TRABALHINHOS DE MONTAGEM GIFS!




*
* FLOGÃO MIRELE JORNALISTA *

*
* VIP DO MEU BABY KEODISNEY *



*
* MY BLOG *


Feriados e eventos cíclicos

Dia de Portugal - Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.

NOTA: Até ao 25 de Abril de 1974 era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.

Dia de celebração do movimento Jacobitista. Dia da rosa branca (white rose day), no aniversário do pretendente ao trono britânico (caso tivesse sido rei seria James III de Inglaterra (VIII da Escócia))

ONTEM FOI DIA...

Foral de Montalegre- Concelho de Portugal - Feriado local - Dia da cidade.

Local - Brasil
Dia de Anchieta.
Dia do Porteiro.
Dia do Tenista.

Roma antiga: Festival de Vestália, em honra a Vesta, deusa do lar e senhora do fogo sagrado.




Montalegre é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 1 800 habitantes.

É sede de um município com 806,19 km² de área e 12 762 habitantes (2001), subdividido em 35 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha, a leste por Chaves, a sueste por Boticas, a sul por Cabeceiras de Basto, a sudoeste por Vieira do Minho e a oeste pelas Terras de Bouro.

O concelho de Montalegre é um dos dois concelhos do Barroso. Um pouco mais de 26.26% da superfície do concelho faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo dos concelhos que o integram aquele que contribui com maior área para o Parque (21 174 ha, ou 211,74 km²).

HISTÓRIA
Não existe documentação suficiente para fazer a história desta vila, que se deve ter perdido pela acção do tempo e incúria dos homens. A que chegou até aos anos 20, e já não seria muita, perdeu-se num incêndio que destruiu os Paços do Concelho e repartições públicas, em Novembro de 1923
.
A investigação arqueológica revela vestígios de o Planalto Barrosão ter sido habitado desde os tempos pré-históricos, possivelmente desde a idade da pedra. Há muitos dolmens que foram identificados e estudados e, também, um numero significativo de castros.

No local onde se encontra a vila de Montalegre, é provável que tenha existido um povoado castrejo pré-histórico que, mais tarde, teria dado lugar a um povoado de vocação agro-pastoril.

Os primeiros documentos que referem a existência da vila, datam do reinado de D. Afonso III, o Bolonhês. É este rei, que reconhecendo-lhe importância estratégica para a defesa da fronteira, concede à “pobra de Montalegre” o primeiro foral, em 9 de Junho de 1273. Em 1289 o rei D. Dinis, confirmou e renovou o foral. Aconteceu o mesmo com D. Afonso IV, em 1491.
Diz-se que o castelo de Montalegre foi mandado construir por D. Afonso IV, em 1331. Contudo há indícios para poder datar a sua edificação no reinado de D. Dinis.


Este será o terceiro castelo a ser construído no termo de Montalegre, o que comprova a sua importância militar. O primeiro de que há notícia é o da Piconha, com foral de D. Sancho I, de 1187. Este castelo foi arrasado pelos espanhóis em 1650 (Guerra da Restauração). Desta fortaleza resta a cisterna e uns laços de escadas. Passou para território espanhol após a assinatura do Tratado de Limites, entre Portugal e Espanha, de 29 de Setembro de 1864. O segundo castelo a ser construído foi o de Portelo, perto de Sendim, do qual não restam vestígios.


Esta concentração de fortalezas militares, provam bem a importância que Montalegre teve na defesa da fronteira. É certo que não se deu aí nenhuma batalha importante, mas as sortidas e escaramuças entre os dois exércitos, português e espanhol, eram frequentes.

Por ocasião da Guerra Peninsular, o exército Napoleónico, comandado pelo Marechal Soult (2ª invasão), perseguido desde o Porto pelos exércitos português e inglês comandados por Wellesley, passou perto de Montalegre a caminho do Larouco, em 17 de Maio de 1809, onde atravessou a fronteira.

A violação dos Direitos Autorais
Lei nº. 9610/98
é crime estabelecido pelo artigo 184
do Código Penal Brasileiro.

FONTE GOOGLE

Copyright © 2007-2008 Flogvip.net/mamypink
Todos Os Direitos Reservados


"Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."

("Antoine de Saint-Exupery")



online




Comentários
Apenas usuários favoritados deste FlogVip podem visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/mamypink
Sobre * mamypink
Governador Valadares - MG

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

25/09/2016


30/04/2016


12/04/2016


12/04/2016


12/04/2016

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 68
Total: 485.257

Feed RSS