MEUS TRABALHINHOS DE MONTAGEM GIFS!
*
* FLOGÃO MIRELE JORNALISTA *
*
* VIP DO MEU BABY KEODISNEY *
*
* MY BLOG *
Feriados e eventos cíclicos
Dia do Mestiço - Brasil - Amazonas - Evento oficial e local.
O Dia do Imperador Juliano, considerado o padroeiro de todos os neopagãos - Religioso - Neopaganismo.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Religioso - Católico
O QUE É MESTIÇO?
Mestiços são pessoas que são descendentes de duas ou mais etnias ou raças humanas diferentes, e possuem as características das "raças". Por exemplo, com antepassados negros e brancos, ou negros e índios.
São também chamados de mistos em Moçambique, e de pardos, no Brasil; e também se usam como adjectivos, nas expressões "raça mestiça" ou "cor mestiça".
Existem palavras que definem mestiços conforme a raça dos antepassados, por exemplo: mulato para descendente de branco com negro, cafuzo para descendente de ameríndio com negro, e caboclo para descendente de ameríndio com branco.
Como sinónimo, mas em desuso, são usados quarteirão/quadrarão para pessoas com um quarto de sangue negro/índio ou oitavão para pessoas com um oitavo de sangue negro/índio.
No Brasil, há o Dia do Mestiço, comemorado em 27 de junho.
Mestiços e caboclos
No estado do Amazonas os mestiços são numerosos, sendo que 61% da população é constituída por eles. O mais característico é o caboclo. Inicialmente nascido da mestiçagem entre indígenas e europeus, a partir do século XIX, também miscigenou-se com nordestinos. Os imigrantes sulistas, predominantemente brancos, que chegaram ao estado no final do século XX, têm sido também mestiçados com a população cabocla. O Dia do Mestiço (24 de junho) é data oficial no estado.
A data, 27 de junho, é uma referência aos 27 delegados eleitos durante a I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Manaus, Amazonas, de 7 a 9 de abril de 2005, e também ao mês de junho, no qual, Helda de Sá uma mestiça cabocla amazonense, após sistemática oposição de militantes do movimento negro e indígena, cadastrou-se como a única delegada mestiça a participar da 1.ª CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, Distrito Federal, de 30 de junho a 2 de julho de 2005. O Dia do Mestiço foi feito data oficial do município de Manaus pela Lei n.º 934, de 6 de janeiro de 2006, sancionada pelo prefeito Serafim Corrêa e de autoria do vereador Williams Tatá e idealização do jornalista Assis Pinho, do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça).
Em 21 de março de 2006, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o governador Eduardo Braga sancionou a Lei n.º 3.044, de autoria do deputado Sabá Reis, com substitutivo do deputado Evilázio Nascimento e importante colaboração dos deputados Luís Castro e Belarmino Lins, tornando o Dia do Mestiço uma data oficial do Estado do Amazonas. O Dia do Mestiço objetiva homenagear todos aqueles que possuem mais de uma origem racial (mulatos, cafuzos e outros) e seu papel na formação da identidade nacional. Ocorre três dias após o Dia do Caboclo, o primeiro mestiço brasileiro. O Dia do Mestiço tem como patronos Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro.
A violação dos Direitos Autorais
Lei nº. 9610/98
é crime estabelecido pelo artigo 184
do Código Penal Brasileiro.
FONTE GOOGLE
Copyright © 2007-2008 Flogvip.net/mamypink
Todos Os Direitos Reservados
"Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."
("Antoine de Saint-Exupery")
online