..e suponho que seja sua primeira ótima colocacão em uma prova de Mundial (mas não a primeira vitoria na carreira, certeza…).
Venceu ao largar antes dos outros*, tendo enxergado ou intuido a "estrada" de nuvens que lhe possibilitou deslanchar mais que os adversarios.
*(para quem não sabe como funciona essa verdadeira regata que é uma prova de voo a vela: cada competidor dá sua largada em separado no momento em que opta por fazê-lo, e os tempos e distâncias de cada piloto são computados a partir desse instante, individual para cada um).
Tinha prognóstico: Navarro já tinha vencido uma nos treinos, que começaram no dia 16.
Vejam que apertado: foi fazendo os 323 difíceis quilômetros com a media de 62,6 km/h e 797 pontos. O primeiro colocado, o checo Pavel Louzcecky voou pouco mais lento a 62,3 km/h e fez dois pontos a mais, 799. Vitoria com uma diferença de 0,3 km/h a menos e quase empatados na pontuação, fraca para todo mundo (são 1000 pontos disponíveis). Vitoria apertadinha, espremida.
Merecida? Com certeza absoluta, decisão acertada contra todas as "regras da guerra".
Sorte? A linha da Classe Clube estava colocada na frente das das outras Classes, a abertura da faixa (momento em que os competidores podem iniciar suas largadas) se deu antes das outras e em um momento feliz, não fosse isso seria difícil conseguir vitoria. Mas no momento da sorte a oportunidade tem que ser 100% aproveitada, e foi: uma corrida perfeita e vitoria por tres cabelinhos de nariz: 0,3 km/h a menos, dois pontos a mais. Lindo de se ver.
A melhora na colocação geral pode ser pouca, poucos pontos para todo mundo nessa prova. Sairam os resultados definitivos da geral: Navarro pula para o 13º ao chegar a 3580 pontos.
Schmidt em 18º na geral, 3445; oitavo na prova ontem, brilhante. Gugui 38º com 2093, no shame, no Sir.
É isso, moçada, hoje a madrugada está naquela garoazinha gelada que conhecemos, a mesma de quase todos os dias anteriores. Veremos como progride hoje, acompanhe por aqui a descrição por este vosso "speaker" de Mundial. Valeu, gratos pela vossa presença.