"Fantastinen", que maravilhoso pedalar entre essas árvores, pelos caminhos, polkus, anties, trilhas até chegar ao asfaltinho perfeito para fazer os quase 3 km entre o chàlezinho onde estou e o campo de aviação. Ar puro? Bah, puríssimo, ainda não achei rastros de poluição aqui. A Finlândia é enorme comparada com a população: equivale à metade da população da grande São Paulo com seu ar marrom.
Vida rural tão diferente da nossa… perguntei para que eram êsses espetos, parecem lanças, é para atacar ou se defender de Vikings? Não, é para manusear e manobrar aqueles montes de palha de trigo, de cereais em geral. Quando muito usados, viram escadas e outras utilidades.
Perguntando sobre o preço da terra aqui (ah, que vontade de virar fazendeiro finlandês hahaha…), sim vc pode comprar terra, nem é muito caro o hectare, mas na verdade a terra pertence às famílias originais, que recebem algo como 500 Euros por ano de arrendamento. Compra-se só o arrendamento, o contrato, a terra não muda de proprietario original. Talvez isso seja para proteger contra compras por estrangeiros, proteção ao País. Educação? É de longe a coisa mais importante aqui, vide um post anterior que chamei de "BRONCAAA".
As crianças aqui são crianças mesmo, não tem a TV horrorosa que polui as cabecinhas das nossas.
São conservadores? SIM, no melhor sentido, aceitam coisas novas e modernas mas não se deixam enganar, faz parte da cultura.