..dormem aí essas aves tipo gaivotas q vivem ao redor dos lagos, pescando com aquela tecnica de dar rasante, sem mergulhar.. Não fazem barulho, a não ser quando estão discutindo assuntos entre elas. Tem mais fotos interessantes dessa árvore aí, inclusive uma com um planador ao fundo...
A respeito de não conseguir postar tudo:...
-----------------------/----------------
...Mais breves impressões de viagem.
Sim cheguei aqui naquela condição bem de caipira, não no sentido de nem saber me comportar, mas no de ficar embasbacado e boquiaberto com o que encontrei, daí aquela vontade de informar, passar o que estava vendo.
Então, fotografava tudo, ponto de ônibus, utensílios, portas e janelas, a cama onde estava.. É tudo diferente, como sói acontecer. Continuo querendo mostrar as diferenças para vcs mas já não fico fotografando tudo, embora tudo nos ensine alguma coisa.
O design, o famooouso design escandinavo: vc olha para uma coisa qualquer de madeira, metal ou plástico e vê uma aba diferente, uma dobra, um recorte e depois percebe para que serve. Geralmente facilita o manuseio, prende uma concha no balde, ajuda a guardar em um estojo esperto. É tudo muito esperto mesmo, sempre muito bem pensado..
E pensando bem, porque é que é assim? Diferente, melhor?
Finlândia, 600 anos colonia sueca, a língua original finlandesa, o suomi, ninguém queria nem aprender ou escrever (até hoje se aprende sueco na escola primária daqui).
100 anos colonia russa, por causa das minas de níquel (hoje material muito mais estrategico ainda), e porque os russos queriam invadir a Suecia, a Finlandia ficava no caminho..., depois livre mas durante a segunda guerra perdeu metade de seu território para o comunismo russo. Um comunista quer, porque quer, tudo.. tudo para eles.
Então, povo lutador, perdeu suas fábricas e fontes de minerais, carvão, níquel, ferro, tudo para os comunas, que tiveram que deixar aqui enterrados 1 000 000, DA!, HUM MILHÃO de soldados russos morreram aqui. Mais do que a população da Finlândia na época..
É que a Russia, regime autoritário injusto, ladrão de seu próprios habitantes, mandava para o front primeiro os condenados, os perseguidos, os indesejáveis, gente que jamais lutaria por uma "pátria" inexistente mas sòmente por suas próprias vidas. Não tinham condição nem de andar na neve alta, caminhavam no maximo 5 km por dia, sem agasalhos nem botas, sem sequer armas para todo mundo. Regime comunista: dilmentira, o "ministro" dos esportes, cuba, venezuela, etc.. que bandidagem...
Os finlandeses, reis da neve e dos esquís (inventaram o biatlo olimpico, informe-se: corrida de esquis com um fuzil nas costas, pára, respira, deita e atira em um alvo difícil, círculos pequenos ao longe. Levanta, esquia downhill e uphill, pára, se ajoelha (com os esquís!) e atira de novo, etc...) dominaram fácil o exercito de mentira dos comunas, podendo se locomover muito mais rápido, tática essencial em movimentos de tropas. Foi assim, usando armas e aviões dos alemães, os eternos bandidos, que derrotaram a Rússia mentirosa, mas perderam o istmo de Karelia, as minas, as industrias. Hoje, e desde então, seu único patrimônio são AS PESSOAS, sim, a população.
Resultado: Educação melhor do mundo, perfeição em design e projeto de tudo que tem que funcionar, motores, navios, construção de predios e habitações, aviões AH, planadores... hihi.. e um povo FELIZ!! F-E-L-I-Z-! sempre, comunicativos, companheiros (mandamento #1: ajudar o proximo!!), enquanto a gente aí que tem tudo de graça vive estressado por um guvehno vagaba e os politikos mais escrotos ...
...Ficou comprido, quem quiser aprender que LEIA! Não criou nem o habito de ler? Tem preguica? Brazuca ignorante, selvagem e eternamente atrazado vocexinho hahaha...
Ponto. kkk